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Lições de empreendedorismo do filme " Aprovados"




Outro dia, assisti ao filme "Aprovados". Embora seja uma obra de ficção, ela proporcionou aprendizados valiosos sobre empreendedorismo. Talvez você já tenha assistido e se perguntado: o que podemos aprender com um grupo de jovens que não conseguiram entrar na faculdade?

 

Assistir "Aprovados" vai além de um momento de diversão; essa comédia oferece ricas lições sobre empreendedorismo.

 

1.    Identificação da necessidade: Após serem rejeitados por várias faculdades, alguns amigos sentem-se humilhados e isso desperta neles a necessidade de mudança. Uma característica marcante dos empreendedores é sua capacidade de lidar com situações difíceis de maneira criativa. Grandes invenções muitas vezes surgem da identificação de uma necessidade premente em meio a desafios. Quando as coisas estão difíceis, buscamos uma saída e geralmente a encontramos ao identificar uma real necessidade.

 

2.    Desenvolvimento e refinamento de soluções: Um dos jovens teve a ideia de criar uma carta de aceitação de uma faculdade fictícia, para tornar a carta mais convincente, eles desenvolveram um site da tal faculdade. Após identificar uma necessidade, é importante trabalhar para encontrar a solução mais criativa e prática possível, sempre buscando aprimorá-la e antecipar futuras necessidades.

 

 

3.    Colocando as ideias em prática e assumindo riscos: Após criarem o site da faculdade, eles enviaram as cartas de aceitação para si mesmos, alugaram um prédio e abriram a faculdade fictícia para visitação dos pais, com a supervisão de um falso reitor. Mesmo cientes dos riscos, seguiram com o plano. O empreendedor é inovador e busca tornar suas ideias realidade, muitas vezes assumindo riscos calculados em busca de seus objetivos. Todos nós sabemos que não há negócio totalmente seguro, motivo pelo qual o empreendedor é constantemente desafiado a conhecer todos os riscos ligados ao seu modelo de negócio, de maneira que possa trabalhar com o intuito de minimizá-los.

 

4.    Foco no cliente: Uma falha no site fez com que vários jovens reprovados por outras faculdades fossem aceitos pelo South Harmon Institute of Technology (faculdade fictícia), agora os garotos tinham uma responsabilidade maior, cuidar da educação dos novos estudantes. Os jovens proprietários da faculdade montaram a grade curricular com a ajuda dos alunos, assim todos poderiam cursar as matérias que quisessem; mesmo aquelas mais inusitadas. Para que um negócio se desenvolva de maneira contínua e duradoura, é importante que o empreendedor se concentre nos seus clientes, para isso é necessário perceber as suas reais necessidades e expectativas. Suprir a necessidade do cliente é a maneira mais fácil para garantir a sua fidelidade.

 

5.    Enfrentando a concorrência e criando significado: Quando um negócio vai bem, incomoda a concorrência. Após atrapalhar alguns planos da faculdade vizinha, o South Harmon Institute of Technology foi investigado e logo sua ilegitimidade veio à tona, causando grandes problemas. Mas o que havia nascido de uma brincadeira, agora fazia sentido e os jovens buscaram a todo custo manter a faculdade. Eles conseguiram uma audiência com o Conselho Estadual de Certificação. Após provar para o conselho que a faculdade foge dos padrões tradicionais, mas que consegue com êxito exercer o verdadeiro propósito da educação, que é estimular a criatividade e as paixões do corpo estudantil, o conselho que não rejeita inovações, dá a faculdade o prazo de um ano para provar que o seu programa experimental funciona.

 

Os verdadeiros empreendedores são inovadores e sempre dão um real significado para o seu negócio. São pessoas cujo objetivo principal é impactar, mesmo que para isso tenham que chacoalhar a mente das pessoas, com o intuito de mudar a sua visão. Grandes empreendedores fazem dar certo, aquilo que a sociedade descarta com a suas crenças e atitudes muitas vezes tradicionalistas e conservadoras e por conta disso, tem que acostumar-se com o estigma de louco.

 

Segundo Abraham Lincoln: “Frequentemente é necessário mais coragem para ousar fazer certo do que temer fazer errado”.

 

Coragem é uma das maiores e mais importantes qualidades de um empreendedor, isso sem dúvidas por ajudá-lo a desenvolver uma de suas principais competências, a inovação.

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