Pular para o conteúdo principal

Aspiração ou cobiça?





“Nada há, fora do homem, que, entrando nele, o possa contaminar; mas o que sai dele isso é que contamina o homem.” (Marcos 7:15)

Aprendemos através da palavra de Deus que a maldade do homem, amargura, corrupção e cólera, não vêm de fora e sim de dentro. Esses e outros sentimentos nascem dentro dos nossos corações. Como e porque isso acontece? Uma única palavra traduz tudo isso: Cobiça. Esse é um sentimento que acompanha a raça humana desde a criação do mundo. 

“Mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis para que não morrais.” ( Gênesis 3:3)
“E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.” (Gênesis 3:6)

Adão e Eva podiam experimentar o fruto de todas das árvores do jardim do Éden, com exceção de uma. E ambos através de um sentimento de cobiça foram totalmente atraídos a experimentar justamente o fruto da única árvore a qual Deus havia vetado.
O que seria esse sentimento de cobiça? Desejo desmedido pelo poder, dinheiro, bens materiais, glórias; obstinação intensa para conseguir algo. 

Como que a cobiça nasce em nossos corações? A palavra de Deus nos diz que: “A candeia do corpo são os olhos;” (Mateus 6:22)  

A cobiça é gerada através dos nossos olhos. Através dos nossos olhos temos a oportunidade de ver tudo o que nos pertence e também tudo o que pertence ao próximo, cabendo a nós fazer a distinção dessa linha tênue.

A cobiça pode nos prejudicar? Por quê? Sim, pois nós seres humanos temos grande facilidade em confundir nossas aspirações com cobiça. Diferente da cobiça, a aspiração é apenas uma vontade imensa de conseguir alguma coisa; um sonho;  Todos nós podemos ter aspirações e trabalhar para alcançar os nossos objetivos, no entanto a cobiça tende a explorar e externar no ser humano o seu lado mais sombrio, fazendo com que o mesmo perca a noção do certo e do errado. Não havendo espaço para a palavra NÃO, as palavras de ordem são: Eu posso; eu consigo. Perde-se o limite e principalmente o respeito ao próximo. Amizades e relacionamentos se dissipam como num passe de mágica.

Podemos perceber o quanto a cobiça é prejudicial ao homem, através da história de Nabote, um israelita da cidade de Jezreel, que vivia no tempo do rei Acabe. (1 Reis 21).
Nabote tinha uma bela e próspera vinha perto do palácio real. O rei Acabe também tinha uma vinha, mas diariamente admirava e cobiçava a vinha do vizinho, já que a sua, não era tão bela e próspera. Em um determinado dia, Acabe, grande apreciador da vinha de Nabote, toma uma decisão, resolve ir até o vizinho, fazer-lhe uma proposta, acerca da sua vinha.  “ Dá-me a tua vinha...” ( 1 Reis 21: 2)

Quem em algum momento, não recebeu uma proposta e ficou em dúvidas a cerca da tomada de decisão? Como analisarmos uma proposta, sem corremos o risco de sermos vítimas das cobiças alheias?
Através de Nabote aprendemos uma grande lição: Em uma negociação, mais importante que a oferta é ficar atento à argumentação.
A proposta de Acabe é simples, ele pede a Nabote a sua vinha, no entanto, não compreende a importância da sua argumentação. Se perguntássemos a Acabe o motivo pelo qual Nabote deveria dar-lhe a sua vinha, eis às respostas de Acabe:
“... para que me sirva de horta...”
“... pois está perto, ao lado da minha casa.”
... Dar-te-ei por ela outra, melhor.”
“... Dar-te-ei em dinheiro o que ela vale.”

Mediante a fraca argumentação de Acabe, Nabote, disse que não o daria a sua vinha e usou apenas um argumento: “ Não te darei a herança de meus pais.”

Acabe queria a vinha de Nabote, mas não teve argumentos o suficiente para convencê-lo. Nabote tinha um argumento forte, a vinha era herança de seus pais, e além do valor financeiro, tinha um valor sentimental. Infelizmente, algumas pessoas não estão preparadas para ouvir o nosso não, e cobertos de argumentos fúteis e supérfluos, desprezam as nossas justificativas.

Acabe mediante a recusa de Nabote, ficou deprimido, e sua mulher Jezabel indignada com aquela situação, arma uma cilada para Nabote, fazendo com que o mesmo fosse apedrejado. Acabe finalmente ­­­­toma posse da tão desejada vinha de Nabote.

É incrível como as pessoas são más e fazem tudo para alcançar aquilo que é do outro e muitas vezes não para possuir, mas para ter o prazer de ver o outro perder. Acabe admirava a vinha de Nabote, mas queria se apropriar da mesma para em seu lugar fazer uma horta.Que tipo de admiração é essa?Aspiração ou  cobiça?

Acabe de maneira ilícita se apoderou da vinha de Nabote, no entanto ao lermos o capítulo 21 de 1 Reis, vamos ver a justiça de Deus sendo manifestada.
O homem pode fazer maldade, mas: Deus é juiz justo, um Deus que se ira todos os dias.” (Salmos 7:11)

Precisamos ter bastante cuidado com as pessoas que estão perto de nós, muitas delas, assim como Acabe, querem apenas se apoderar da nossa vinha. Fique atento aos argumentos.

“De ninguém cobicei a prata, nem o ouro, nem o vestuário.” (Atos 20:33)









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quando a rivalidade vira obsessão

O filme ‘O Grande Truque’, recentemente prendeu a minha atenção. E isso não tem nada a ver com os protagonistas do filme, ou até mesmo, com os truques de ilusionismo apresentados.   A história se passa na Inglaterra do século XIX, uma época em que os truques de ilusionismos, atraiam multidões. O filme narra a história de Alfred e Robert, dois grandes mágicos que inicialmente trabalhavam em parceria, mas que em determinado momento se tornam rivais, em busca da supremacia no mundo do ilusionismo. O que começa como uma competição saudável logo se transforma em uma batalha intensa e obscura.   Um dos truques do Alfred faz sucesso, e para descobrir o segredo do rival, Robert usa de meios ardilosos e nada convencionais para acabar com o sucesso do oponente. A trama se desenrola com reviravoltas emocionantes, revelando o lado sombrio da obsessão pela perfeição e pela superação.   'O Grande Truque' nos ensina que competição e rivalidade são naturais, mas é importante lembrar que o adve

Escravos por opção

  A história do Brasil é marcada por um período sombrio em que os negros foram escravizados pelos brancos. Durante séculos, eles sonharam com a liberdade, até que finalmente chegou o dia da abolição da escravatura. No entanto, para muitos deles, a transição para a liberdade não foi fácil. Acostumados a uma vida de servidão, muitos negros não sabiam como lidar com a nova realidade de liberdade. Sabiam como ser escravos, mas não como ser livres. Foi necessário um processo de adaptação e aprendizado para entender e exercer plenamente sua liberdade. Muitos enfrentaram desafios e dificuldades nesse processo, pois a liberdade traz consigo novas responsabilidades e escolhas que antes não eram possíveis. Vivemos em um país onde a liberdade é um direito fundamental, porém muitos de nós ainda não compreendem verdadeiramente o significado dessa palavra. Assim como os negros do passado, que mesmo libertos ainda não se sentiam livres, muitos de nós hoje agimos como se fôssemos escravos, submetidos

A escritora gentiourense Mônica Bastos encanta os leitores com o romance "Antes que o Pó Volte à Terra"

É com imenso prazer que compartilho com vocês a notícia do lançamento de mais um livro da escritora baiana/gentiourense Mônica Bastos, o romance "Antes que o Pó Volte à Terra".  Como entusiasta das palavras, esta obra representa não apenas uma história, mas um mergulho profundo na complexidade das relações humanas e das escolhas que moldam nossos destinos. "Antes que o Pó Volte à Terra" é uma jornada literária que se desenrola com camadas de emoção, personagens vibrantes e reviravoltas que desafiam as expectativas. É uma celebração da vida, do amor e da resiliência diante das adversidades. A trama transcende o tempo, misturando passado e presente de maneira envolvente. Personagens ganham vida nas páginas, cada um contribuindo para a riqueza da narrativa.  Sem dúvidas, é uma história que despertará sentimentos profundos e reflexões sobre a essência da existência.   Mensagem da Autora:   Escrever “Antes que o Pó Volte à Terra” foi mais do que simplesmente escrever um