Pular para o conteúdo principal

Crítica destrutiva, visão construtiva.



É incrível como nós seres humanos somos extremamente preocupados com a visão negativa que algumas pessoas têm ao nosso respeito. Mas na verdade, o que incomoda mesmo, não é o que elas pensam sobre nós, mas sim a maneira como insistem em propagar tais pensamentos negativos, transformando-os em críticas destrutivas.

Não é nada agradável depararmo-nos com tais situações, mas de antemão precisamos ficar atentos a um detalhe: Diferente das críticas construtivas, as críticas destrutivas sempre vêm de pessoas despreparadas, cujo intuito é nos desestruturar, ferir, magoar e diminuir, pois são feitas de maneira grosseira e inconveniente. Na maioria das vezes são acusações infundadas.

Por que preocuparmo-nos com algo que não agrega nenhum valor à nossa vida? Infelizmente, nós seres humanos investimos muita energia, tentando evitar esse tipo de crítica, mas quando isso não acontece, perdemos o foco. Deixamos de prosseguir com nossos projetos, simplesmente por medo da reprovação alheia. 

Precisamos compreender que a nossa vida é semelhante aos filmes estreados no cinema, cada um tem um roteiro exclusivo e diferenciado, e consequentemente nem todos aprovam. No entanto, quando alguém não aprova determinado filme, não significa que ele seja realmente ruim. Os amantes do drama, não param para assistir comédia, e se irritam ao ouvir as gargalhadas dos espectadores desse gênero. Não têm paciência para assistir o filme, mas o criticam como se o tivesse feito. Sendo assim, percebemos que o problema não é o filme, e sim a visão do espectador, que mesmo sem conhecer, insiste em criticar. O que fazer a respeito? Obrigar alguém a gostar daquilo que ele decidiu não gostar? Difícil. Então, a ideia é ressignificar. 

A neolinguística usa o método da ressignificação, para fazer com que as pessoas atribuam novos significados aos acontecimentos, mudando a sua visão a cerca das situações, ou seja, olhar uma situação negativa por outro ângulo, de maneira que venhamos a ver o seu lado positivo. Tudo nessa vida tem um lado positivo, e isso inclui também, as criticas destrutivas.

Aprenda a olhar as críticas destrutivas de maneira construtiva, afinal de contas:

Estamos no auge: Ninguém perde tempo criticando negativamente pessoas ou projetos falidos. As pessoas criticadas são sempre àquelas que estão se sobressaindo em alguma área da sua vida. Para sermos criticados, precisamos ser vistos, para sermos vistos, precisamos nos destacar, e se estamos nos destacando, é porque estamos em um ponto mais alto.

Estamos no caminho certo: Quando as pessoas fazem críticas destrutivas? Ao se sentirem ameaçadas. O objetivo das críticas destrutivas é paralisar-nos. Quando algumas pessoas se esforçam para nos paralisar, é porque de alguma forma estamos ameaçando os seus projetos. A crítica destrutiva é um forte indicador de que estamos no caminho certo.

Somos promovidos: Às vezes irritamo-nos ao sermos criticados, no entanto, as criticas sempre nos colocam em evidência. Muitas pessoas não sabem quem somos até alguém falar o nosso nome.
Quando sai uma notícia ao nosso respeito, mesmo que negativa, a curiosidade das pessoas é facilmente aguçada e muitos imediatamente querem saber quem é o autor da história. As pessoas que trabalham em prol de destruir a nossa imagem ou os nossos projetos, sem querer, conseguem com muito sucesso promover o nosso nome. Crítica é marketing.

Nossos inimigos são identificados: O pior inimigo é o oculto, aquele disfarçado de amigo, que de maneira sutil e secreta destila o seu veneno sobre as nossas vidas. As pessoas que de maneira aberta e destrutiva nos criticam, estão claramente declarando quem são, sendo assim, combatê-las é algo extremamente fácil, visto saber com que de fato estamos lidando.

Somos motivados; Ao compreendermos os quatro pontos supracitados, damos outra conotação às criticas destrutivas. Ao invés de entristecer-nos e paralisar-nos, somos altamente motivados, pois como uma mola propulsora, as críticas empurram-nos rapidamente para frente.

As pessoas que nos reprovam, são as mais interessadas em ter acesso à nossa vida e são essas pessoas, que mais nos promovem. Para àqueles que se incomodam tanto com as criticas destrutivas, aprendam: Ser criticado não é tão ruim quanto parece.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quando a rivalidade vira obsessão

O filme ‘O Grande Truque’, recentemente prendeu a minha atenção. E isso não tem nada a ver com os protagonistas do filme, ou até mesmo, com os truques de ilusionismo apresentados.   A história se passa na Inglaterra do século XIX, uma época em que os truques de ilusionismos, atraiam multidões. O filme narra a história de Alfred e Robert, dois grandes mágicos que inicialmente trabalhavam em parceria, mas que em determinado momento se tornam rivais, em busca da supremacia no mundo do ilusionismo. O que começa como uma competição saudável logo se transforma em uma batalha intensa e obscura.   Um dos truques do Alfred faz sucesso, e para descobrir o segredo do rival, Robert usa de meios ardilosos e nada convencionais para acabar com o sucesso do oponente. A trama se desenrola com reviravoltas emocionantes, revelando o lado sombrio da obsessão pela perfeição e pela superação.   'O Grande Truque' nos ensina que competição e rivalidade são naturais, mas é importante lembrar que o adve

Escravos por opção

  A história do Brasil é marcada por um período sombrio em que os negros foram escravizados pelos brancos. Durante séculos, eles sonharam com a liberdade, até que finalmente chegou o dia da abolição da escravatura. No entanto, para muitos deles, a transição para a liberdade não foi fácil. Acostumados a uma vida de servidão, muitos negros não sabiam como lidar com a nova realidade de liberdade. Sabiam como ser escravos, mas não como ser livres. Foi necessário um processo de adaptação e aprendizado para entender e exercer plenamente sua liberdade. Muitos enfrentaram desafios e dificuldades nesse processo, pois a liberdade traz consigo novas responsabilidades e escolhas que antes não eram possíveis. Vivemos em um país onde a liberdade é um direito fundamental, porém muitos de nós ainda não compreendem verdadeiramente o significado dessa palavra. Assim como os negros do passado, que mesmo libertos ainda não se sentiam livres, muitos de nós hoje agimos como se fôssemos escravos, submetidos

A escritora gentiourense Mônica Bastos encanta os leitores com o romance "Antes que o Pó Volte à Terra"

É com imenso prazer que compartilho com vocês a notícia do lançamento de mais um livro da escritora baiana/gentiourense Mônica Bastos, o romance "Antes que o Pó Volte à Terra".  Como entusiasta das palavras, esta obra representa não apenas uma história, mas um mergulho profundo na complexidade das relações humanas e das escolhas que moldam nossos destinos. "Antes que o Pó Volte à Terra" é uma jornada literária que se desenrola com camadas de emoção, personagens vibrantes e reviravoltas que desafiam as expectativas. É uma celebração da vida, do amor e da resiliência diante das adversidades. A trama transcende o tempo, misturando passado e presente de maneira envolvente. Personagens ganham vida nas páginas, cada um contribuindo para a riqueza da narrativa.  Sem dúvidas, é uma história que despertará sentimentos profundos e reflexões sobre a essência da existência.   Mensagem da Autora:   Escrever “Antes que o Pó Volte à Terra” foi mais do que simplesmente escrever um