Pular para o conteúdo principal

Seis passos para o novo nascimento





Nós, seres humanos, formamos nossas próprias convicções com base nas experiências e aprendizados ao longo da vida. Quando temos uma opinião formada sobre algo, é difícil nos convencer do contrário. O que fazer então? Jesus nos orienta a nascer de novo. Mas por que nascer de novo? Nascer de novo é uma oportunidade dada por Cristo àqueles que desejam recomeçar de maneira diferente, é uma "segunda chance". Significa abrir-se para uma nova visão e estar disponível para conhecer e vivenciar tudo o que Deus tem para nós. Aqui estão os seis passos do processo do novo nascimento:

 

Útero - Lugar de preparação: É um local onde nos sentimos confortáveis e seguros, mas também estagnados. Por um tempo, podemos nos sentir confortáveis, mas à medida que crescemos, o espaço diminui. É um lugar temporário, de preparação. Neste lugar, somos confrontados com a “decisão” de permanecer ou sair para viver um novo tempo. Não é uma decisão fácil, pois sabemos que enfrentaremos o desconhecido. E o desconhecido sempre traz consigo o medo.

 

Cordão umbilical - Romper com o passado: Ao optarmos por nos dar uma chance de viver o novo, precisamos cortar o cordão umbilical. Ele é o elo entre nosso passado e futuro. Ao sair do conforto, enfrentamos um longo caminho à nossa frente e agora sentimos uma mistura de medo e esperança. É uma oportunidade de construir uma nova história, mas para isso, o elo precisa ser quebrado. Manter o cordão umbilical é viver no presente, focado no passado. Não haverá futuro se nosso foco estiver no passado. Não importa quais situações foram vivenciadas, boas ou ruins elas já não existem mais e ainda que quiséssemos revivê-las, seria impossível. Passado é algo que existe apenas em nossa mente; quando olhamos para ele, temos lembranças, quando olhamos para o futuro, temos esperança. É hora de cortar o cordão umbilical, romper com o passado e construir nosso futuro.

 

Nascer de novo - Nova chance: Este é o momento mais importante, após o corte do cordão umbilical. Agora que aceitamos viver o novo, precisamos fazê-lo da maneira correta. É o momento de nos colocarmos na condição de aprendizes. Se anteriormente seguimos caminhos que resultaram em arrependimento e não nos levaram a lugar algum, precisamos ficar atentos para não repetir padrões antigos que nos levariam aos mesmos lugares.

 

Colo - Dependência total: Ao nascer de novo, nos tornamos como bebês e todo bebê precisa de um adulto que lhe dê os devidos cuidados especiais. Esta é a fase mais difícil do novo nascimento, aprender a depender das outras pessoas. Se fomos soberbos, arrogantes e independentes antes, começamos nossa nova vida descobrindo que durante toda nossa trajetória precisaremos uns dos outros. A dependência nos ensina a ser humildes. Quando aprendemos a ser humildes, nossa visão muda e percebemos que nem todas as portas estavam trancadas, mas que só enxergávamos as inacessíveis. É hora de aprender a depender de outras pessoas para nos ajudar a passar por essas portas.Ninguém nasce grande; o crescimento é um processo gradativo e natural do ser humano.

 

Alimentação - Crescer ou morrer: Um bebê recém-nascido precisa de leite; se ingerir algo mais forte, pode até morrer, pois seu estômago não está preparado. Um adulto precisa de uma alimentação balanceada e forte. A alimentação faz parte do processo gradativo de crescimento humano. É importante colocar os pés no chão; sonhar faz bem, mas sonho é um alimento que não sustenta um adulto. O que sustenta um adulto é a realidade. O sonho é a sobremesa, o complemento da refeição, a parte mais gostosa, mas não se pode viver só de sobremesa.


Caminhar - Independência progressiva: Gradativamente, crescemos e aprendemos a ser cada vez mais independentes. Aprendemos observando, seguindo orientações dos mais experientes e praticando. É como o processo de um bebê aprendendo a sentar, engatinhar, falar e caminhar. Será que um bebê consegue fazer tudo isso sozinho? Claro que não. Não é um processo fácil, pois há muitas quedas. É difícil levantar-se e tentar novamente, mas para as crianças, sempre haverá alguém para ajudá-los a levantar. Quando crescemos, nem sempre teremos esse privilégio, ao cairmos, precisamos compreender que talvez não haja alguém para nos incentivar a prosseguir. Por isso, precisamos lembrar que não somos mais crianças e não podemos nos comportar como tal.

 

Nascer de novo nos dá a oportunidade de aprender a crescer e compreender todas as fases da vida. É uma oportunidade dada por Deus para recomeçarmos de maneira diferente e segura.

 

 

 

 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quando a rivalidade vira obsessão

O filme ‘O Grande Truque’, recentemente prendeu a minha atenção. E isso não tem nada a ver com os protagonistas do filme, ou até mesmo, com os truques de ilusionismo apresentados.   A história se passa na Inglaterra do século XIX, uma época em que os truques de ilusionismos, atraiam multidões. O filme narra a história de Alfred e Robert, dois grandes mágicos que inicialmente trabalhavam em parceria, mas que em determinado momento se tornam rivais, em busca da supremacia no mundo do ilusionismo. O que começa como uma competição saudável logo se transforma em uma batalha intensa e obscura.   Um dos truques do Alfred faz sucesso, e para descobrir o segredo do rival, Robert usa de meios ardilosos e nada convencionais para acabar com o sucesso do oponente. A trama se desenrola com reviravoltas emocionantes, revelando o lado sombrio da obsessão pela perfeição e pela superação.   'O Grande Truque' nos ensina que competição e rivalidade são naturais, mas é importante lembrar que o adve

Escravos por opção

  A história do Brasil é marcada por um período sombrio em que os negros foram escravizados pelos brancos. Durante séculos, eles sonharam com a liberdade, até que finalmente chegou o dia da abolição da escravatura. No entanto, para muitos deles, a transição para a liberdade não foi fácil. Acostumados a uma vida de servidão, muitos negros não sabiam como lidar com a nova realidade de liberdade. Sabiam como ser escravos, mas não como ser livres. Foi necessário um processo de adaptação e aprendizado para entender e exercer plenamente sua liberdade. Muitos enfrentaram desafios e dificuldades nesse processo, pois a liberdade traz consigo novas responsabilidades e escolhas que antes não eram possíveis. Vivemos em um país onde a liberdade é um direito fundamental, porém muitos de nós ainda não compreendem verdadeiramente o significado dessa palavra. Assim como os negros do passado, que mesmo libertos ainda não se sentiam livres, muitos de nós hoje agimos como se fôssemos escravos, submetidos

A escritora gentiourense Mônica Bastos encanta os leitores com o romance "Antes que o Pó Volte à Terra"

É com imenso prazer que compartilho com vocês a notícia do lançamento de mais um livro da escritora baiana/gentiourense Mônica Bastos, o romance "Antes que o Pó Volte à Terra".  Como entusiasta das palavras, esta obra representa não apenas uma história, mas um mergulho profundo na complexidade das relações humanas e das escolhas que moldam nossos destinos. "Antes que o Pó Volte à Terra" é uma jornada literária que se desenrola com camadas de emoção, personagens vibrantes e reviravoltas que desafiam as expectativas. É uma celebração da vida, do amor e da resiliência diante das adversidades. A trama transcende o tempo, misturando passado e presente de maneira envolvente. Personagens ganham vida nas páginas, cada um contribuindo para a riqueza da narrativa.  Sem dúvidas, é uma história que despertará sentimentos profundos e reflexões sobre a essência da existência.   Mensagem da Autora:   Escrever “Antes que o Pó Volte à Terra” foi mais do que simplesmente escrever um