Pular para o conteúdo principal

O que vou ser quando crescer?



A comunicação entre adultos e crianças muitas vezes é curiosa. Recordo-me de muitas vezes ter ouvido adultos perguntarem: "O que você quer ser quando crescer?" Claro que a maioria pouco se importava com a resposta, o que queriam mesmo era encontrar uma forma de se comunicarem. No entanto, essa pergunta ficou na minha mente por anos, e por muito tempo eu me fazia essa pergunta também. O interessante é que em cada fase da minha vida, eu tinha uma resposta diferente. Isso é natural, já que nossas respostas refletem nossas aspirações em cada momento. Aspirações que mudam conforme crescemos.

 

Não ter certeza sobre a carreira a seguir não é algo incomum. Não se desespere se seus colegas já escolheram suas faculdades ou carreiras e você ainda se sente perdido. Essa é uma decisão importante que impactará seu futuro. Então, como escolher o curso certo? Aqui vão algumas dicas:

 

Distinga sonho de profissão: Saiba diferenciar seu sonho pessoal da profissão que escolherá. A profissão é a especialização que um indivíduo possui, para exercer um trabalho ou atividade na sociedade. O sonho é uma espécie de concentração em algo que almejamos muito. Sua profissão muitas vezes é o caminho para alcançar seu sonho. Pense no seu grande sonho e considere sua profissão um meio para te ajudar a alcançá-lo.

 

Descarte profissões que não se identifica: Antes de escolher, descarte as profissões com as quais você não se identifica. As universidades, são acessíveis a “todos”, isso significa um mercado de trabalho bem mais competitivo, desta forma, destaca-se o melhor. Se destacar em algo que não tem afinidade é difícil. Escolha algo que você saiba fazer bem e se aprimore.

 

Não limite sua escolha ao que gosta: Muitos escolhem suas profissões baseadas no que gostam. Porém, é importante considerar também o retorno financeiro e profissional. Escolha algo que possa exercer com excelência e que seja bem remunerado.

 

A escolha da profissão é uma decisão séria e deve ser feita com cuidado e análise. Não se trata apenas do que gostamos, mas do que sabemos fazer bem e nos trará satisfação e sucesso profissional. Aspirações mudam com o tempo, e é importante escolhermos algo que esteja alinhado com nossas habilidades e objetivos futuros.




Comentários

  1. Antes de tudo gostaria de dizer que amei a nova aparência do blog.

    ( Eu não sei se isto sera um comentários ou um desabafo, mas vamos nessa)


    Forma est Angola é um país onde os sonhos de jovens são frustrados desde a sua formação. Ergo, numa escala de 0 a 100, posso dizer ex nunc que so 30% ou menos conseguem fazer o curso dos sonhos que mais tarde poderá influenciar na sua formação.


    Lembro-me que ao entrar no ensino medio (pré- Universitário) eu tinha como sonho fazer engenharia de telecomunicações mais infelizmente não havia vagas e fui obrigado ex illo fazer o curso de ciência económicas e Jurídicas. Brevi post do Ensino medio não tinha outra opção além de fazer a faculdade de Direito, isto por causa do meu certificado do curso medio.
    Hoc die estou a fazer a faculdade de direito. Confiteor que estou adorando o curso, mais infelizmente colegas, professores e familiares afirmam que estou no curso errado por causa da minha grande habilidade em informática e telecomunicações. As vezes digo que quando for juiz nao vou deixar de reparar computadores, et caetera...

    Ergo, é dificil escolher um curso em Angola. É difícil responder "Você vai ser o que mesmo quando crescer?" Minha prima fez inscrição em 4 cursos e infelizmente conseguiu entrar num curso que ela nunca pensou fazer. Ela não tem outra alternativa além de fazer :(
    As vezes podemos ter a certeza do que nos queremos no futuro, distinguir profissão de sonho, mais nem sempre chegamos em realizar, não por nossa vontade mais por vezes por falta de faculdades publicas ( onde a maioria entra por corrupção). As faculdades privadas não estao ao alcance de todos. Aqui em Angola é arriscado fazer exame em um so curso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá meu amigo Marcio Zebedeu,fiquei muito feliz ao ouvir a sua história.Mas é justamente isso que tratamos nos texto, precisamos aprender a gostar do que fazemos, ou seja, a estar satisfeitos com aquilo que recebemos.Não significa que por não fazer a faculdade que tanto desejou estará limitado a alcançar o seu sucesso.Quem disse que seus sonhos não mais se realizarão?O que mudou não foi os sonhos, mas o caminho a ser percorrido para alcançá-los.Tudo é uma questão de valores, imagine se você não tivesse a oportunidade de hoje estar cursando uma faculdade?Pensou? Você é um ser privilegiado e com certeza muitos dos seus sonhos tornar-se-ão realidade, basta acreditar e se esforçar.Abraços.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Quando a rivalidade vira obsessão

O filme ‘O Grande Truque’, recentemente prendeu a minha atenção. E isso não tem nada a ver com os protagonistas do filme, ou até mesmo, com os truques de ilusionismo apresentados.   A história se passa na Inglaterra do século XIX, uma época em que os truques de ilusionismos, atraiam multidões. O filme narra a história de Alfred e Robert, dois grandes mágicos que inicialmente trabalhavam em parceria, mas que em determinado momento se tornam rivais, em busca da supremacia no mundo do ilusionismo. O que começa como uma competição saudável logo se transforma em uma batalha intensa e obscura.   Um dos truques do Alfred faz sucesso, e para descobrir o segredo do rival, Robert usa de meios ardilosos e nada convencionais para acabar com o sucesso do oponente. A trama se desenrola com reviravoltas emocionantes, revelando o lado sombrio da obsessão pela perfeição e pela superação.   'O Grande Truque' nos ensina que competição e rivalidade são naturais, mas é importante lembrar que o adve

Escravos por opção

  A história do Brasil é marcada por um período sombrio em que os negros foram escravizados pelos brancos. Durante séculos, eles sonharam com a liberdade, até que finalmente chegou o dia da abolição da escravatura. No entanto, para muitos deles, a transição para a liberdade não foi fácil. Acostumados a uma vida de servidão, muitos negros não sabiam como lidar com a nova realidade de liberdade. Sabiam como ser escravos, mas não como ser livres. Foi necessário um processo de adaptação e aprendizado para entender e exercer plenamente sua liberdade. Muitos enfrentaram desafios e dificuldades nesse processo, pois a liberdade traz consigo novas responsabilidades e escolhas que antes não eram possíveis. Vivemos em um país onde a liberdade é um direito fundamental, porém muitos de nós ainda não compreendem verdadeiramente o significado dessa palavra. Assim como os negros do passado, que mesmo libertos ainda não se sentiam livres, muitos de nós hoje agimos como se fôssemos escravos, submetidos

A escritora gentiourense Mônica Bastos encanta os leitores com o romance "Antes que o Pó Volte à Terra"

É com imenso prazer que compartilho com vocês a notícia do lançamento de mais um livro da escritora baiana/gentiourense Mônica Bastos, o romance "Antes que o Pó Volte à Terra".  Como entusiasta das palavras, esta obra representa não apenas uma história, mas um mergulho profundo na complexidade das relações humanas e das escolhas que moldam nossos destinos. "Antes que o Pó Volte à Terra" é uma jornada literária que se desenrola com camadas de emoção, personagens vibrantes e reviravoltas que desafiam as expectativas. É uma celebração da vida, do amor e da resiliência diante das adversidades. A trama transcende o tempo, misturando passado e presente de maneira envolvente. Personagens ganham vida nas páginas, cada um contribuindo para a riqueza da narrativa.  Sem dúvidas, é uma história que despertará sentimentos profundos e reflexões sobre a essência da existência.   Mensagem da Autora:   Escrever “Antes que o Pó Volte à Terra” foi mais do que simplesmente escrever um