Pular para o conteúdo principal

Além do pódio




 

Passamos a maior parte de nossas vidas em busca da realização dos nossos sonhos, trabalhando incansavelmente para alcançar o pódio, nosso objetivo final, nossa autorealização. Mas o que acontece quando finalmente alcançamos o que tanto desejamos? Seremos aplaudidos, talvez até “endeusados”, mas será isso suficiente? Será essa realmente nossa busca? Isso realmente nos satisfaz? No início, certamente sim, mas e depois?

 

O importante em nossas vidas é a jornada, é através dela que crescemos e evoluímos como seres humanos, é através dela que nosso legado é construído. O pódio é reservado para os melhores, para os vencedores, mas é importante ressaltar que nossa permanência lá não é eterna, até porque imagine um atleta ao receber o seu prêmio, ele sobe no pódio e é bastante aplaudido, mas não dá para permanecer lá, pois além de ser cansativo para ele, será cansativo também para as pessoas que o assistem.

 

O pódio é um lugar elevado, almejado por muitos, mas não é espaçoso nem confortável. Estar lá significa parar, estagnar. É um momento de reconhecimento pelo esforço e dedicação, mas também uma pausa para descansar da caminhada e dos obstáculos vencidos, uma oportunidade para recuperar o fôlego e continuar.

 

Infelizmente, muitas pessoas não têm essa visão e correm o risco de se sabotar, descendo do pódio e retornando ao caminho anterior, o que pode ser doloroso e frustrante. É importante saber a hora de descer, caso contrário, seremos empurrados, pois os competidores continuarão trabalhando para chegar ao primeiro lugar. É preciso desocupar o espaço.

 

O que fazer para não retroceder?

 

Para evitar o retrocesso, é crucial manter-se fiel à direção estabelecida desde o início da jornada. É essencial preservar a integridade do "eu" que iniciou essa jornada e alcançou o pódio, pois o sucesso pode despertar nosso lado mais obscuro, resultando em uma metamorfose negativa. Controle mental e manipulação colidem com o sucesso e reconhecimento, vícios e autodestruição tendem a surgir junto com o nosso brilho.

 

Não retroceder significa permanecer firme, compreendendo que após o pódio, nossa jornada continua, talvez não em busca de outro pódio, mas sim em busca de ajudar outros a conquistá-lo. 

 

O pódio não é a linha de chegada, mas sim o início de uma nova corrida, uma nova trajetória, novos aprendizados e, principalmente, uma nova história. Não necessariamente como atletas, mas talvez como mestres ou treinadores. Nossa performance pode não permitir competir, mas nossos ensinamentos sim.

 

As vitórias dos atletas serão também as vitórias de seus treinadores e mestres. Indiretamente, alcançaremos muitos pódios, e nossa satisfação será duradoura, pois estaremos deixando um legado e eternizando nossa história.

Comentários

  1. Graça e Paz...

    Quanto ao texto,esta tudo dito. É de facto assim. É a segunda vez que leio um exemplo claro e simples sobre a nossa vida. Primeiro foi o Nosso Amado Jesus quando falou sobre as duas Fundações e agora vem voce com este exemplo MARAVILHOSO para explicar coisas que diz respeito a vida da pessoa humana durante o seu " processo evolutivo"

    É muito verdade quando foi dito bem em baixo que," a nossa construção, certos de que por mais difícil que pareça, precisaremos de terceiros para nos ajudar" neste " processo evolutivo"., tanto mais que, nascemos para viver em sociedade e precisamos de terceiros. Virão pessoas boas para nos ajudar outra para bombardear ate nossas "estruturas" estarem danificadas, mais, como dizia a escritora
    Evelyn Christenson no seu livro intitulado "Ganhando através da perda" ela diz que "...todss as coisas tem um afim de que...de Deus." (Romanos 8:28).

    Agradeço pela maneira que o texto foi escrito. Além do exemplo ser claro o texto foi escrito de forma que todos entendessem numa so leitura...

    Que Deus continue abençoando você e tua família.

    Abraços Mônica Bastos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcio fico feliz que tenha gostado, meu objetivo é ser clara e objetiva.Sua colocação foi excelente.Obrigada!

      Excluir
  2. Lindo texto Mônica!!Sabemos o quanto é difícil nos estruturar e nos conhecer...Sabemos também o quanto somos muito individualistas,e esse é o grande mal da sociedade!!!Precisamos nos alimentar com o pão da sabedoria,da amizade...e principalmente com pão do amor!!!Precisamos nos amar para a amar o semelhante!!
    bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Victor sua colocação é perfeita.Precisamos nos alimentar de coisas boas, principalmente de amor.
      Cada um dá o que tem.Abraços.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Quando a rivalidade vira obsessão

O filme ‘O Grande Truque’, recentemente prendeu a minha atenção. E isso não tem nada a ver com os protagonistas do filme, ou até mesmo, com os truques de ilusionismo apresentados.   A história se passa na Inglaterra do século XIX, uma época em que os truques de ilusionismos, atraiam multidões. O filme narra a história de Alfred e Robert, dois grandes mágicos que inicialmente trabalhavam em parceria, mas que em determinado momento se tornam rivais, em busca da supremacia no mundo do ilusionismo. O que começa como uma competição saudável logo se transforma em uma batalha intensa e obscura.   Um dos truques do Alfred faz sucesso, e para descobrir o segredo do rival, Robert usa de meios ardilosos e nada convencionais para acabar com o sucesso do oponente. A trama se desenrola com reviravoltas emocionantes, revelando o lado sombrio da obsessão pela perfeição e pela superação.   'O Grande Truque' nos ensina que competição e rivalidade são naturais, mas é importante lembrar que o adve

Escravos por opção

  A história do Brasil é marcada por um período sombrio em que os negros foram escravizados pelos brancos. Durante séculos, eles sonharam com a liberdade, até que finalmente chegou o dia da abolição da escravatura. No entanto, para muitos deles, a transição para a liberdade não foi fácil. Acostumados a uma vida de servidão, muitos negros não sabiam como lidar com a nova realidade de liberdade. Sabiam como ser escravos, mas não como ser livres. Foi necessário um processo de adaptação e aprendizado para entender e exercer plenamente sua liberdade. Muitos enfrentaram desafios e dificuldades nesse processo, pois a liberdade traz consigo novas responsabilidades e escolhas que antes não eram possíveis. Vivemos em um país onde a liberdade é um direito fundamental, porém muitos de nós ainda não compreendem verdadeiramente o significado dessa palavra. Assim como os negros do passado, que mesmo libertos ainda não se sentiam livres, muitos de nós hoje agimos como se fôssemos escravos, submetidos

A escritora gentiourense Mônica Bastos encanta os leitores com o romance "Antes que o Pó Volte à Terra"

É com imenso prazer que compartilho com vocês a notícia do lançamento de mais um livro da escritora baiana/gentiourense Mônica Bastos, o romance "Antes que o Pó Volte à Terra".  Como entusiasta das palavras, esta obra representa não apenas uma história, mas um mergulho profundo na complexidade das relações humanas e das escolhas que moldam nossos destinos. "Antes que o Pó Volte à Terra" é uma jornada literária que se desenrola com camadas de emoção, personagens vibrantes e reviravoltas que desafiam as expectativas. É uma celebração da vida, do amor e da resiliência diante das adversidades. A trama transcende o tempo, misturando passado e presente de maneira envolvente. Personagens ganham vida nas páginas, cada um contribuindo para a riqueza da narrativa.  Sem dúvidas, é uma história que despertará sentimentos profundos e reflexões sobre a essência da existência.   Mensagem da Autora:   Escrever “Antes que o Pó Volte à Terra” foi mais do que simplesmente escrever um